Tempo de leitura:

The 1975 e a música como plataforma de ativismo ambiental

Muitos artistas da indústria musical se limitam a fazer colaborações apenas se estas os levarem para o primeiro lugar nas paradas de suce...
Oi, você já segue @dissecandonarrativas? Temos conteúdos exclusivos por lá!


Muitos artistas da indústria musical se limitam a fazer colaborações apenas se estas os levarem para o primeiro lugar nas paradas de sucesso. Indo contra a maré, Matty Healy, vocalista da banda britânica The 1975, deixou claro o que queria quando convidou a ativista ambiental Greta Thunberg para participar de seu álbum mais recente, o Notes on a Conditional Form.

A intenção da banda era simplesmente utilizar a música como meio de propagação de uma das mensagens mais importantes da atualidade: a mudança climática.  Em sua parceria com a jovem, o grupo de quatro rapazes lançou a música “The 1975”, cujo o título se repete em seus álbuns anteriores, porém, a voz de Greta se faz presente nesta última produção.

Greta Thunberg, de apenas 17, anos ficou conhecida após protestar fora do prédio do parlamento sueco, e é a líder do movimento Greve das escolas pelo clima. No final de 2019, a jovem foi considerada personalidade do ano pela revista americana Time. Entrevistada pelo jornal americano The Guardian, a ativista disse ser grata por ter a oportunidade de ter sua mensagem espalhada para uma grande audiência de uma maneira nova e acha ótimo que a the 1975 esteja tão engajada na crise climática.

A canção intitulada “the 1975” é, na verdade, um monólogo onde Greta alerta sobre a crise climática e reforça que ainda há tempo de reverter a grave situação global:

“Estamos agora no começo de uma crise climática e ecológica, e precisamos chamá-la por o que é: uma emergência. Devemos reconhecer que não temos a situação sob controle e que ainda não temos todas as soluções; a menos que essas soluções signifiquem que simplesmente paremos de fazer certas coisas. Temos que admitir que estamos perdendo essa batalha. Temos que reconhecer que as gerações mais antigas falharam. Todos os movimentos políticos em sua forma atual falharam, mas o Homo sapiens ainda não fracassou. Sim, estamos falhando, mas ainda há tempo para mudar tudo. Ainda podemos consertar isso. Ainda temos tudo em nossas próprias mãos, mas a menos que reconheçamos as falhas gerais de nossos sistemas atuais, provavelmente não temos chance”, diz Greta em seu monólogo.

Apesar de não ser a banda mais badalada, a The 1975 aproveitou do espaço que possui para levar uma mensagem importante à sociedade (o que não se vê muito hoje em dia). Certamente, uma música sozinha não mudará o mundo, mas é suficiente para fazer as pessoas refletirem sobre seus atos de maneira mais consciente e quem sabe, também começarem a agir em prol da diminuição dos danos causados ao meio ambiente.

0 comentários

Postar um comentário