Tempo de leitura:

Dica de Anime: Re:CREATORS

Os animes sempre nos proporcionaram excelentes histórias e narrativas, além de que o mercado de animação japonesa, é um dos mai...
Oi, você já segue @dissecandonarrativas? Temos conteúdos exclusivos por lá!


Os animes sempre nos proporcionaram excelentes histórias e narrativas, além de que o mercado de animação japonesa, é um dos maiores do mundo, senão o maior, o Japão é o lar de alguns dos melhores estúdios de animação no mundo, entre eles os famosos Studio Ghibli, MadHouse, Ufotable e Production I.G.. Todos fizeram obras aclamadas dentro do meio "Otaku", conquistando público e crítica, seja por seus visuais únicos e excelente qualidade de animação, ou por seus roteiros e direção excepcional, e há alguns anos, surgiu um novo estúdio, que também está conquistando espaço e ganhando destaque em meio a tantos veteranos na área, o Troyca. Fundado pelo o aclamado diretor Ei Aoki, o estúdio rapidamente se consolidou na indústria já com seu primeiro trabalho, Aldnoah.Zero, um anime original, com direção a cargo do próprio Aoki, tendo o roteiro de Gen Orobuchi, e trilha sonora do Hiroyuki Sawano; a obra recebeu criticas positivas, e abriu caminho para que o estúdio fizesse grandes trabalhos para as produtoras. O estúdio ao todo conta com oito séries, sendo três delas de franquias gigantes no mercado, como Fate/ e IDOLiSH. mas é do terceiro trabalho do estúdio que nós iremos falar. Re:CREATORS.


Em Re:CREATORS, nós acompanhamos Souta Mizushino, um estudante normal do ensino médio, fã de animes, mangás e jogos, que sonha em se tornar um autor de light novel (livros de fácil leitura, com ilustrações no estilo mangá); um dia, assistindo um anime baseado em uma light novel que ele gosta, os seus aparelhos eletrônicos, como TV, tablet, celular e computador começaram a dar pane, ao normalizar, ele percebe que a protagonista do anime a qual ele estava assistindo aparece em carne e osso, na sua frente, em primeiro momento, ambos ficam confusos, mas compreendem a situação, e logo percebem que ela, não foi a única personagem de ficção que se tornou realidade.




O anime brinca com o conceito de "Deus Criador", aonde os autores das obras criam a história de acordo com sua vontade, independente de quais de seus personagens iram morrer ou sofrer no processo, os personagens, por sua vez, questionam a vontade de autores e querem saber o porque de suas vontades, em vários momentos durante o anime, vemos os "fictícios", incomodados enfrentarem seus autores, e questionarem o porque de seus destinos, por serem simples "entretenimento"? esse é um dos temas abordados na obra, além de também a "Desconstrução de Gênero". Em uma obra onde vários personagens fictícios se tornam reais, esses personagens tinham que ser de diferentes obras, de diferentes gêneros e formatos, e aqui como é uma obra pensada para um público nerd de animes, os personagens trazidos são referências a cultura pop japonesa, personagens de mangás shounen a mahou shoujo, de cavaleiros e magos de fantasia medieval a pilotos de robôs gigantes, de namorada virtual a detetives sobrenaturais, o anime desconstrói seus respectivos gêneros de maneira onde a inocência pode ser corrompida, e a tragédia virar comédia, infelizmente não posso falar muito sem dar spoilers, mas ao longo da obra você entenderá.






Um outro tema abordado na obra, é a depressão na adolescência, mas diferente de outras séries ou filmes como "13 Reasons Why", "Skins", "Por Lugares Incríveis" e "The End of the Fucking World", onde esse assunto é abordado de maneira visceral, aqui é tratado de maneira leve, onde a doença é vista de fora, mas ciente do perigo. O Japão, é um dos países com o maior índice de suicídio e depressão, muito desses casos são em adultos ou adolescentes, então é natural esse assunto ser frequentemente abordado em obras da cultura pop japonesa.

Re: CREATORS é um anime sobre pessoas e suas decisões, e como elas afetam a sociedade, uma obra obrigatória para qualquer um que se considera "nerd".

0 comentários

Postar um comentário